Saiba quanto cobrar pelo seu serviço ou produto

Inicialmente, para definir o preço de venda é necessário saber qual o custo de produzir o seu serviço ou produto. Após essa etapa, você pode partir para a definição do preço de venda. Determinar o preço de venda é muito importante para o êxito da sua empresa. Cobrar um preço equivocado pode se transformar em prejuízo para o seu negócio.

Resumindo, preço de venda é a quantia que sua empresa irá cobrar dos clientes. Esse valor deverá ser o bastante para garantir que todos os custos de produção e de venda sejam cobertos e que ainda, obviamente, sua empresa obtenha lucro com a comercialização. Cobrar o valor correto pelo seu produto ou serviço é um caminho para que sua empresa seja competitiva no mercado em meio a tantos concorrentes.

Para auxiliar no processo de precificação, existe uma conta simples que agrega esses componentes:

custos + despesas + lucro = preço de venda

Custos variáveis e fixos

Os custos fixos são aqueles contabilizados a cada mês e cuja quantia independe do volume de produtos comercializados ou serviços oferecidos. O montante de todas as despesas indispensáveis para que a empresa esteja funcionando deve ser diluído no preço dos produtos ou dos serviços oferecidos.

Hora de trabalho

Já parou para calcular quanto vale cada hora trabalhada na sua empresa? Para saber quanto vale é simples. Basta dividir o valor da remuneração pela carga horária de trabalho.

Lucro

O lucro é a percentagem aplicada sobre o valor do serviço ou produto que pode ser empregado tanto para capital de giro quanto para investimentos. É esse o valor que viabiliza o desenvolvimento ou ampliação do negócio.

Avalie o mercado

Depois de concluir as etapas já citadas até aqui, é necessário comparar o preço final do seu serviço ou produto com o preço que é praticado pelos seus concorrentes. Essa análise é essencial para averiguar se o valor cobrado pela sua empresa é equivalente ao do mercado. Após verificar esses aspectos é possível realizar alguns ajustes, caso seja preciso. O importante é que o seu preço cubra os seus custos, despesas e lhe garanta o lucro, ao mesmo tempo em que seja atrativo para os clientes.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *