Bilhetagem de Impressão e Gerenciamento de Outsourcing de Impressão: entenda a diferença

Bilhetagem de Impressão

Embora sejam diferentes e tratem sobre assuntos distintos, muitos profissionais de outsourcing de impressão confundem os dois (outsourcing e bilhetagem). Confira!

Software para Bilhetagem de Impressão:

O principal objetivo de um software de bilhetagem de impressão é possibilitar que seja conhecido em detalhe como os equipamentos de impressão de uma empresa estão sendo utilizados. Isso permite que ações direcionadas à redução de custos e controle sejam colocadas em prática.

Existem inúmeras soluções de bilhetagem de impressão no mercado. Porém, os requisitos mínimos para este tipo de software são:

  • Registrar tudo o que foi impresso (formato, nome, páginas, cor, entre outros);
  • Contabilizar as cópias e impressões feitas;
  • Armazenar o dia e horário que a impressão foi realizada;
  • Registrar qual usuário que fez a impressão.

Com essas informações detalhadas em um relatório é possível que o gestor da organização, saiba a cerca da utilização dos recursos de impressão, para cada equipamento, usuários, períodos, entre outros.

Com esse tipo de informação é possível estabelecer regras de uso dos equipamentos e até mesmo promover ações de conscientização dos colaboradores em fazer o uso mais adequado destes recursos.

Após avaliar a forma como os equipamentos de impressão estão sendo utilizados, sejam esses próprios da organização ou locados através de um provedor de outsourcing, é possível traçar uma estratégia para redução de custos.

Software para Gerenciamento de Outsourcing

Este software é de uso dos provedores de outsourcing de impressão. Ou seja, as empresas que terceirizam o todo o ambiente de impressão para outras empresas.

O objetivo principal é a centralização de todas as informações do parque de impressão de um provedor. Como a principal forma de cobrança em um contrato de locação é através do uso, pode-se dizer que as funções mínimas para este tipo de software são:

  • Coleta dos contadores gerais;
  • Monitoramento automático dos equipamentos de impressão;
  • Relatórios de produção de páginas por período;
  • Coleta dos contadores detalhados.

Quando um provedor possui todo o seu processo de coleta de contadores automatizado, não se torna necessário buscar essas informações manualmente ou solicitá-las a cada cliente. Assim tem-se uma economia operacional significativa.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *