7 métodos eficientes para reduzir custos de impressão

A impressão de documentos é algo muito comum nas organizações, porém muitos gestores não controlam ou analisam o modo como seus funcionários utilizam esse recurso. Dessa maneira, não é difícil observar desperdícios em impressões nas empesas.

A gente sabe que nenhuma empresa gosta de perder dinheiro, então trouxemos dicas práticas e eficientes para reduzir seus custos de impressão, confira.

1 – Deixe o modo econômico da impressora ativado

Ativar essa configuração é bem simples e pode diminuir muito os custos. Mas, não esqueça que o modo econômico pode afetar a qualidade das impressões, então, utilize para textos e documentos que não precisem de nitidez nas imagens.

2 – Não deixe as máquinas sem uso por longo período

Impressoras paradas têm a lubrificação das peças diminuída, o que pode acarretar problemas técnicos, as tintas podem ressecar e todos esses problemas geram custos para serem contornados. Evite o custo de manutenção gerado por equipamentos parados. O ideal é imprimir, pelo menos, um documento a cada semana.

3 – Use sempre suprimentos originais

Os suprimentos originais proporcionam melhor desempenho das impressoras. Mesmo que os suprimentos não originais sejam mais baratos, os custos, no fim, serão mais onerosos. Pois, suprimentos similares comprometem as impressoras, gerando aumento nos custos com as impressões.

4 – Utilize a impressão frente e verso

Essa função também pode diminuir seus custos, pois proporciona economia de papel.

5 – Faça a escolha de impressoras adequadas para a sua necessidade

A tecnologia e o porte das impressoras devem estar alinhados com o seu volume de impressão. Uma vez que, cada impressora é desenvolvida para atender uma demanda de trabalho.

6 – Realize campanhas de conscientização

Invista na conscientização dos seus funcionários para que seja reduzida a quantidade de impressões desnecessárias.

7 – Invista no gerenciamento e no outsourcing de impressão

O gerenciamento de impressão pode reduzir consideravelmente os custos de impressão da sua empresa. Você conseguirá entender como seus funcionários utilizam as impressoras, e também limitar o uso, caso perceba irregularidades e muito mais.

Com o outsourcing de impressão você terceiriza todos os serviços relacionados à escolha dos equipamentos que tenham o melhor custo-benefício, instalação e manutenção dos equipamentos, instalação de softwares de contabilização, fornecimento de suprimentos, assistência técnica e muito mais. Assim, você pode direcionar seus esforços no que realmente importa: ganhar dinheiro.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *