Qual o Papel ideal para sua impressora?
A escolha do papel para a impressão também é importante para garantir a qualidade do impresso. Para isso, o mercado dispõe dos mais variados tipos de papéis e acabamentos, mas alguns são mais conhecidos e utilizados, seja por sua qualidade, preço ou características específicas. Para que esta escolha seja correta, você deve levar em considerações o tipo da criação, a tinta e as possibilidades de acabamentos.
Vamos listar alguns dos tipos de papéis mais frequentemente utilizados para impressão, confira.
Couchê
É resistente, porém a depender da gramatura amassa com facilidade. Possui textura lisa, suave e proporciona excelente qualidade de impressão. O papel couchê pode ser encontrado com brilho em apenas um lado, brilho dos dois lados e fosco dos dois lados. Existe uma variedade de gramaturas, mas as mais populares são de 90, 120, 150 e 250 gramas. Por ter microporos, as cores ficam mais vivas e fortes, isso acontece, pois quando a tinta é depositada, ela permanece na superfície do papel, sem “infiltrar” e ficar com aparência de molhado.
- Aplicações:
- Panfletos em geral;
- Cartão de Visita;
- Cartazes;
- Flyers;
- Encartes de Supermercados;
- Folders e outros.
Offset
É o mais utilizado, produzido para ser impresso em larga escala e com custo baixo, tem um acabamento liso e lembra o papel sulfite, mas com qualidade superior. É um papel bastante branqueado (dos branqueados é o que tem menor custo), encorpado e tem textura fosca e resiste. Possui alta qualidade, com grande nitidez, cores vivas e intensas das áreas impressas, além disso, suas características são elaboradas para que o papel seja mais resistente à ação da umidade. A gramatura este papel varia de 56 gramas a 240 gramas. Por possuir propriedades macroporosas, ele absorve muito mais tinta que os outros papéis.
- Aplicações:
- Receituário;
- Papel Timbrado;
- Miolo de Livros;
- Miolos de Revistas em Geral;
- Folhetos.
Supremo
É o que apresenta maior resistência e a superfície mais lisa do mercado, por esses motivos é um tipo de papel bastante procurado e com muita qualidade. É caracterizado por possuir semi brilho e ter a frente e o verso do papel são brancos. Aceita todos os recursos gráficos, até mesmo acabamento gráfico especial para oferecer mais durabilidade e brilho. A gramatura deste papel é de 250 e 300 gramas.
- Aplicações:
- Cartão de Visita;
- Folhinha;
- Calendário Mesa;
- Imã;
- Marcador de Páginas e outros.
Papel reciclato
Este papel é um tipo de papel reciclado e é a escolha certa para fazer um diferencial ou algum detalhe diferente em suas impressões. Possui textura única, tonalidade de reciclado e sua gramatura varia de 90 e 240 gramas. Sua principal distinção para o offset tradicional é que é produzido de material 100% descartado e sustentável. Se você quer transmitir o conceito de sustentabilidade para seu impresso, é a escolha ideal!
- Aplicações:
- Cartão de Visita;
- Folder;
- Flyers;
- Receituário;
- Papel Timbrado;
- Tags;
- Pastas;
- Cartazes e outros.