Porque a impressão de fotos em jato de tinta fica pontilhada?

Já se sabe que qualquer impressora jato de tinta tem a capacidade de imprimir fotos com uma qualidade ótima de modo prático e rápido. É possível fazer isso inclusive em casa, basta ter o papel fotográfico e imprimir a foto que desejar.

É fácil perceber que as impressões em jato de tinta ficam com aspecto pontilhado, até em revistas, panfletos e jornais é possível visualizar o pontilhamento, isso é devido ao dithering.

Imagens, desenhos e fotos são formados por inúmeras tonalidades diferentes de cores. O monitor de um computador tem a capacidade de exibir até 16,7 milhões de cores diferentes, por exemplo.

Seria impossível chegar a todas as tonalidades que aparecem nas imagens no processo de impressão, foi por isso que surgiu o chamado dithering. É um mecanismo simples: em lugar de preencher uma determinada área com uma cor sólida, utilizam-se pontinhos para aparentar o efeito de uma tonalidade diferente.

Esse processo é necessário, pois muitos equipamentos de impressão são abastecidos apenas com as quatro cores básicas da impressão, que são: preto, ciano, amarelo e magenta. E com suas combinações, são obtidas as cores secundárias: azul marinho, vermelho e verde, num total de sete cores. Mas, com o auxílio do dithering é possível obter um maior número de combinações diferentes utilizando apenas as cores primárias.

Buscando diminuir a aparência visual do dithering estão disponíveis no mercado impressoras jato de tinta provida com mais cores além das quatro básicas. Esses equipamentos comumente são direcionados para uso profissional que permitem que a impressora reproduza mais tons sem precisar recorrer tanto ao dithering.

Portanto, é possível imprimir fotos de boa qualidade, mas se quiser aprimorar ainda mais a qualidade de suas impressões, avalie usar uma impressora que tenha pelo menos seis cores disponíveis.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *